Info Anime


Anime (アニメ, Anime? por vezes escrito Animê/é) é o nome usado para se referir a qualquer produto de animação (ou "desenhos animados") produzido no Japão. A palavra anime tem significados diferentes para os japoneses e para os ocidentais. Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, anime é todo o desenho animado que venha do Japão. Os animes e os mangás se destacam principalmente por seus olhos geralmente muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção aos seus personagens.

Os animes apresentam características bastante distintas, como o uso de uma direção de arte ágil, enquadramentos ousados, muito movimento de cena e a abordagem de temas variados, como por exemplo, ficção científica, aventura, terror, infantil, romance, etc. É bastante comum, mesmo nas produções infantis, se encontrar situações de humor adultas.

Gêneros

Há vários termos japoneses que definem gêneros tanto do anime como do mangá:

shoujo: são voltados para um público feminino jovem.
shoujo-ai: romance entre personagens femininos.
mahou shoujo: caracterizados por garotas com poderes mágicos.
shounen: são voltados para um público masculino jovem.
shounen-ai: romance entre personagens masculinos.
mahou shounen: garotos com poderes mágicos, este gênero foi criado depois de magical girl.
seinen: animes voltados para homens adultos.
josei: animes voltados para mulheres adultas.
kodomo: japonês para "criança", são voltados para crianças menores.
mecha: animes caracterizados por robôs gigantes.
ecchi: japonês para "indecente". O nome origina-se da leitura da letra H em inglês. Contém humor sexual bem moderado.
hentai: japonês para "tarado" ou "pervertido", usado para descrever animes pornográficos. No entanto, no Japão os termos usados são Poruno ou Ero.
kemono (animais)
futanari (hermafroditas)
lolikon (crianças - adolescentes femininos)
shotakon (crianças - adolescentes masculinos)
yaoi (homossexualidade masculina; pode ou não ser hentai depende do anime)
yuri (homossexualidade feminina;pode ou não ser hentai depende do anime)
ero (adultos): no oriente Ero é conhecido como Hentai, assim Hentai é conhecido Ero.
Os seguintes não são gêneros propriamente ditos, mas característica bastante presente em tais desenhos:

bishounen: japonês para "garoto bonito", termo geral que pode ser usado para descrever qualquer anime caracterizado por meninos e homens bonitos.
bishoujo: japonês para "garota bonita", termo geral que pode ser usado para descrever qualquer anime caracterizado por meninas e mulheres bonitas.

Outros gêneros paralelos aos ocidentais são: aventura, ação, ficção científica, comédia, desporto, drama, fantasia e romance. Há ainda temas que se repetem várias vezes: colegiais, demônios, artes marciais, magia, terror.

Relação entre Anime e Mangás

O mais normal é que, quando um mangá alcança sucesso considerável de vendas no Japão, ele seja transformado em anime e se este também obtiver êxito, é traduzido e distribuído a outros países. Eventualmente, diversos produtos relacionados ao mesmo começam a ser produzidos, como jogos de videogame, bonecos e revistas.

Porém, há também casos em que a ordem se inverte. Um exemplo disto é Neon Genesis Evangelion, cujo mangá foi produzido após o sucesso da série de televisão; Dragon Quest, que inicialmente era um jogo; e Pokémon (Pocket Monsters no Japão) que primeiro era um jogo, a partir do qual foi produzido um anime e depois um mangá.




Retirado do Wikipédia.
Para ver o arquivo completo clique
aqui.